Erroll Garner
Nightconcert
CD Mack Avenue Records 2018

 

 

Nightconcert é o registo do concerto esquecido de Erroll Garner em Amsterdão em 7 de Novembro de 1964.

Virtuoso e singular, Garner era dotado de um ouvido e memória prodigiosos. Herdeiro do estilo mais duro e original do Jazz, o stride piano de Fats Waller, mas também do swing de Earl Hines, ele foi contemporâneo de Charlie Parker com quem chegou a tocar, nunca tendo adoptado ainda assim as formas radicais do bop, não sendo possível classificável tampouco como um vulgar pianista de swing.

Vulgaridade não é palavra possível para classificar Garner. Inepto na leitura, a sua originalidade era suportada por uma invulgar independência das mãos, a mão direita sempre atrás do tempo, pressionando a esquerda, criando uma tensão que delineia e evidencia, empurra e suspende a melodia, o uso excessivo de rubatos que brotam como contraponto no swing irredutível que não é interrompido por um intenso melodismo, que o tornaram um prodígio de popularidade e que estão espelhadas neste concerto perdido de Amsterdão.

Irresistível, NightConcert deixa perceber ainda como Erroll Garner estava atento às interrogações que o Jazz colocava no meio dos anos 60, nas inesperadas introduções ou deambulações em «Cheek to Cheek» ou «My Funny Valentine», de grande modernidade, ou como parece surpreender a secção rítmica em «Over the Rainbow» ou «What Is This Thing Called Love», colocando pontes entre o passado e o futuro, como aliás ele sempre tinha feito, à sua peculiar maneira.

Erroll Garner (p)
Eddie Calhoun (b)
Kelly Martin (bat)